Focaccia de cebola roxa e alecrim

A focaccia é um tipo de pão de origem italiana e, como tudo o que é italiano, é uma delícia. A focaccia de alecrim é das mais conhecidas, mas resolvi juntar também a cebola roxa, que lhe dá um sabor adocicado. Esta receita veio daqui.

Ingredientes:
500g farinha trigo sem fermento
315ml água morna
10g fermento de padeiro seco
1 c. sopa açúcar
1 c. chá sal fino
3 c. sopa azeite

1/2 cebola roxa cortada em pétalas
1 ramos de alecrim fresco ou seco
sal marinho grosso q.b.
azeite q.b.


Antes de rapar o tacho...

1) Comece por dissolver o fermento de padeiro seco na água morna. Acrescente também o açúcar, o sal fino e o azeite. Mexa tudo e reserve 5 minutos.

2) Numa taça, coloque a farinha e faça um buraco no meio. Adicione a água com fermento e vá mexendo até obter uma bola de massa.

3) De seguida, polvilhe a bancada com farinha e trabalhe a massa com as mãos durante 10 minutos. Com a massa pronta, deixe-a a levedar durante cerca de 1 hora dentro de uma taça untada com azeite e tapada com um pano húmido num local de temperatura amena.




 4) De seguida, unte um tabuleiro com azeite, deite sobre ele a massa, e empurre com as pontas dos dedos criando concavidades. Se preferir a sua focaccia mais alta, não estenda muito a massa.

5) Antes de levar ao forno, espalhe o alecrim e a cebola sobre a massa, salpique com um pouco de azeite e sal, e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 30 minutos.

8 comentários:

  1. Olá Regina!!!!
    Eu sou apaixonada por focaccia, mas nunca experimentei fazer com cebola roxa! A sua ficou de encher os olhos!!! Beijos e uma linda semana pra você!!! =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta esta! A cebola carameliza um pouco e contrasta com o sal. :)

      Eliminar
  2. Tem tão bom aspecto, que maravilha de petisco :)

    ResponderEliminar
  3. Simples e perfeita Regina, adoro :)
    Beijinhos *
    PS: O 5º Desafio do "Há vida para além da massa de atum" termina no próximo domingo mas ainda há tempo para prepares um petisquinho fantástico para participares e fazeres as nossas delícias, contamos contigo :)
    http://www.coisasecoisinhasdecomerechorarpormais.blogspot.pt/2014/09/ha-vida-para-alem-da-massa-de-atum.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Vânia. Ando sem tempo, mas quando conseguir volto a participar. Beijinhos

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...