Banana bread [sem açúcar e sem glúten]

 

Finalmente, cá está a receita que postei há uns meses no Instagram e que já várias pessoas me tinham pedido. Quem me segue no Instagram poderá ter reparado que tenho feito várias receitas sem glúten (e sem açúcar refinado). Na verdadedc, desde há uns meses, tenho tentado retirar o glúten da minha alimentação e sinto-me bem melhor. Este foi o primeiro bolo que fiz sem glúten e sem açúcar refinado. Fiquei surpreendida ao ver que é possível fazer um bolo mesmo delicioso apenas com alimentos mais saudáveis. Embora se chame bread, no fundo, trata-se de um bolo.
 Entretanto, já fiz outros, seguindo sempre a mesma receita base. Em breve, partilho as receitas. 



Ingredientes: 
250g de farinha de aveia sem glúten (ou outra a gosto)
2 c. chá de fermento em pó
3 bananas bem maduras
125g de manteiga à temperatura ambiente*
2 ovos grandes
1 c. de café de canela
3 c. de sopa de mel bem cheias
50g de nozes picadas grosseiramente
Sumo de ½ limão
Manteiga e farinha para barrar a forma


*Pode substituir a manteiga por óleo de coco

Antes de rapar o tacho...

1) Ligue o forno a 180ºC. Barre uma forma de bolo inglês com manteiga e polvilhe com farinha. Retire o excesso de farinha.

2) Numa taça, com a batedeira ou uma colher de pau, bata um pouco a manteiga até que fique mais cremosa. Junte os ovos, um a um, batendo sempre que junta um. 

3) Descasque as bananas, esmague-as com um garfo e regue com o sumo de limão.

4) Junte as bananas e o mel à mistura da manteiga e ovos e misture.

5) Adicione a farinha, o fermento, a canela e as nozes picadas. Misture tudo muito bem.

6) Verta a massa para a forma, coloque uma banana cortada longitudinalmente e as nozes no topo (como a massa é bastante densa, a banana não vai afundar) e leve ao forno durante cerca de 40 minutos. 

7) Faça o teste do palito para ver se está cozido e, se estiver, retire do forno e deixe arrefecer um pouco antes de desenformar. Este bolo fica um pouco húmido. 

16 comentários:

  1. É mesmo disto que preciso para a minha dieta, bolos sem açúcar e se farinha normal! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou viciada neste bolo. Já fiz várias versões. Podemos comer sem culpa! :)

      Eliminar
  2. Muito apetitoso :) Também estou numa fase mais fit

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O importante é fazer uma alimentação saudável mas com sabor! :D

      Eliminar
  3. Adoro bolo, pão, queque, panqueca... enfim tudo de banana este está na minha lista e como se ser de banana e ter bom aspecto não bastasse, ainda é saudável ^^ Obrigada!

    www.therasiathecook.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Podemos substituir a manteiga por óleo de côco?

    ResponderEliminar
  5. Legal.
    Lactose não me incomoda, mas açucares e glúten sim. Por isso amei esta receita. Posso fazer um bolo delicioso com uma fruta que amo e devorar sem culpa. ^^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, Solange.
      Obrigada pelo seu comentário e espero que goste.
      :)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...