Quinoa doce


Já aqui disse que não gosto muito dos doces de Natal, porque muitos deles são fritos. Este ano, também porque mudei os meus hábitos alimentares, não comi rigorosamente nada dos doces fritos. Em compensação, gosto muito de bolo-rei e comi muito! Deixo-vos a receita do "arroz-doce" que fiz, sem açúcar. Na verdade, usei quinoa, mas podem fazer esta receita com arroz. 
Quando comecei a receita, pensei juntar gema de ovo, tal como faço no caso do arroz-doce tradicional, mas depois achei que já estava bastante rica e não precisava. Usei as passas e as nozes para dar textura e, no final, até achei que parecia mais mexidos. Arroz-doce ou mexidos, o importante é que se trata de uma receita deliciosa. Experimente!   


Ingredientes (serve 2):

1 punhado de quinoa
1 pau de canela
100ml de leite de côco
100ml de água
1 c. sopa de mel
1 punhado de uvas passas
1 punhado de nozes picadas grosseiramente
canela em pó para polvilhar

Antes de rapar o tacho...

1) Comece por cozer a quinoa com o pau de canela, conforme expliquei aqui passo a passo.

2) Leve um tacho ao lume com o leite de côco, a água e o mel. Deixe aquecer e mexa para misturar os ingredientes. Junte a quinoa, as passas e as nozes. Mexa com um garfo apenas para misturar bem todos os ingredientes. Retire do lume e sirva polvilhado com canela em pó.

Dica: Se preferir, pode substituir a quantidade de leite de côco e água por leite de vaca.

8 comentários:

  1. Gosto da ideia se fazer com leite de coco! Tal como tu, por ter mudado a minha alimentaçao, não comi nenhum doce frito! E tambem pouco bolo rei comi! Isso sim foi um grande desafio pois se há doce de natal que adoro é bolo rei! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também comi aletria, mas comi mais bolo-rainha (acho o bolo-rei muito doce). Os fritos não me fizeram falta. Estamos juntas! Bjinhos

      Eliminar
  2. Olá Regina!!
    Queria poder dizer o mesmo, mas confesso que adoro uma fritura!! rsrs Evito ao máximo, mas por vezes fica difícil resistir!!
    Adorei a sua sugestão, deve ficar bem aromática!!
    Aproveito a visita para te desejar um 2016 recheado de muita paz, saúde e amor! Sucesso sempre!!!!
    Beijos! =)
    www.deliciasdavodeo.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fritos doces não me convencem, mas, infelizmente, gosto de bolos de bacalhau e rissóis.
      Beijinhos, Andrea!

      Eliminar
  3. Aqui está uma receita que está na minha lista para ser testada. Ficou com muito bom ar e é sem dúvida muito saudável!
    Desejo-te um Feliz Ano Novo!
    Bjs

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...