Bife de vaca grelhado com alecrim, puré de couve-flor com roquefort e cogumelos marron salteados

Há várias teorias sobre a forma de grelhar um bife de vaca. Já aqui experimentei esta receita e resultou. Desta vez, resolvi experimentar a técnica que o chefe Mark Pierre White ensinou no Masterchef Australia. Com os tempos indicados para a carne, ela vai ficar, segundo o mesmo chefe, no ponto certo, entre o mal passado e médio. Realmente, fica muito bom!


Ingredientes (serve 2):
2 bifes de vaca para grelhar (usei pojadouro)
1 haste de alecrim
sumo de 1/2 limão
500g de couve-flor
50g queijo roquefort
200g de cogumelos marron
4 c. de sopa de azeite
sal marinho q.b.
flor de sal q.b.
pimenta preta q.b.

Antes de rapar o tacho...

1) Coza a couve-flor em água* temperada com sal marinho. Quando estiver cozida, escorra-a e triture-a no processador juntamente com o queijo roquefort e pimenta preta moída na hora.

2) Coloque o azeite numa frigideira e leve ao lume. Quando estiver bem quente, junte os cogumelos cortados em quartos. Vá mexendo para que os cogumelos salteiem uniformemente durante 3-5 minutos. Se necessário, junte um pouco mais de azeite. Mesmo antes de desligar, tempere com sal marinho*, volte a mexer e desligue.

3) Tempere a carne com pimenta preta moída na hora. Ligue o grelhador e deixe aquecer bem (nunca coloque nada no grelhador antes de ele estar bem quente, vai cozer em vez de grelhar!). Coloque a carne no grelhador e deixe cozinhar 5 minutos desse lado (resista à tentação de a virar antes de tempo!). Vire o bife e deixe cozinhar mais 40 segundos, agora do outro lado. Desligue o lume, tempere a carne com flor de sal e o alecrim, e deixe a carne repousar 3 minutos na grelha. Depois, regue com sumo de limão e sirva com os cogumelos salteados e o puré de couve-flor.

Dicas:
* Cozer a couve-flor em leite ajuda a mantê-la branca.
* Se juntar o sal aos cogumelos antes do final, eles vão largar muita água e vão cozer em vez de saltear.

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...