Creme aveludado de espargos e ervilhas com hortelã

Uma sopinha deliciosa e cremosa para aquecer o estômago nestes dias de chuva. Apenas juntei o queijo quark para refrescar um pouco e ter mais proteína, uma vez que a sopa foi o meu almoço. Esta receita faz-se bastante rápido. Só descascar as ervilhas é que dá mais trabalho, mas pode saltar essa parte. Sirva a sopa com espargos assados no forno com presunto, fica tãããão bom!



Ingredientes (serve 2):
200g espargos verdes frescos
300g ervilhas congeladas
1 cebola média
azeite q.b.
1 punhado de folhas de hortelã

1 c. de sopa de queijo quark (opcional)
sal marinho q.b.

Antes de rapar o tacho...

1) Comece por lavar os espargos em água corrente. De seguida, descasque-os e corte-os em pedaços médios. (Se achar que as partes de baixo dos espargos estão muito duras, rejeite-as porque podem não se desfazer totalmente e deixar fio.)

2) Depois, coloque as ervilhas congeladas numa taça e cubra-as com água bem quente. Quando a água arrefecer um pouco, descasque as ervilhas, bastando apertá-las entre dois dedos. Se quiser pode saltar este passo e usar as ervilhas com casca.

3) Descasque e pique a cebola grosseiramente.

4) Coloque um bom fio de azeite numa panela e junte a cebola picada. Leve ao lume e deixe refogar até a cebola ficar translúcida. Adicione os espargos, as ervilhas e a hortelã e deixe refogar mais 5 minutos, mexendo de vez em quando.

5) Adicione água quente até cobrir os legumes e tempere com sal. Tape e deixe ferver 5 minutos. Desligue e triture a sopa no liquidificador (ou com a varinha mágica). Se quiser que a sopa fique mais líquida, junte um pouco mais de água quente.

6) Sirva o creme com um pouco de queijo quark e alguns espargos assados no forno com presunto.

Dica: Quando a sopa é triturada no liquidificador, fica muito mais aveludada.

6 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...