Salada de beldroegas, tomate e queijo de cabra

Que me lembre, esta foi a primeira vez que comi beldroegas. Resolvi experimentar assim numa salada, antes de as cozinhar, e gostei muito. Depois desta salada, já as comi mais algumas vezes. Tinha curiosidade de experimentar. Sei que algumas pessoas torcem o nariz, as beldroegas são ervas-daninhas, mas digo-vos que assim, cruas, não têm grande sabor, é como se estivéssemos a comer espinafres. Além disso, as beldroegas têm imensas propriedades, são anti-antioxidantes, anti-inflamatórias, antifúngicas e analgésicas. São usadas como medicamento contra problemas do fígado, da bexiga e dos rins, além de combaterem o escorbuto. Quando cozidas são diuréticas. O suco da planta é usado para infeções dos olhos e as sementes contra parasitas intestinais. As folhas suculentas da beldroega têm mais ácidos ómega-3 do que alguns peixes.


Ingredientes:
beldroegas
tomate
queijo de cabra curado
cebola
azeite
sumo de limão
flor de sal
pimenta


Antes de rapar o tacho...

1) Comece por cortar as beldroegas (usei apenas as pontas mais novinhas) e, de seguida, lave-as e escorra-as. Coloque-as numa taça, juntamente com o tomate cortado em cubos (retirei as sementes) e a cebola picada grosseiramente.

2) Tempere a salada com flor de sal, pimenta moída na hora e sumo de limão. Mexa bem todos os ingredientes. Por fim, junte o queijo de cabra cortado em pedaços ou cubos.

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...